Tecnològicat

Tecnologia i economia política a Catalunya

Observador: 'Movimentos da Catalunha dão primeiro passo rumo à independência' #Portugal #Brasil #Politica



Os movimentos independentistas que venceram as eleições regionais de há um mês chegaram a acordo sobre texto que vão apresentar no Parlamento da Catalunha para dar início ao processo de independência.

Jorge Guerrero/AFP/Getty Images

Nuno André Martins | Observador

As formações independentistas do Parlamento da Catalunha chegaram esta manhã hoje a acordo sobre o texto da resolução que querem entregar no Parlamento para dar início ao processo de independência da região.

Segundo o jornal espanhol El País, o Junts pel Sí e o CUP, que ganharam as eleições regionais há cerca de um mês, pretendem dar início ao processo de criação de um Estado catalão independente, que, acrescentam, terá a forma de República.

Os movimentos dizem ainda que não se sujeitarão às decisões do Estado espanhol, em particular do Tribunal Constitucional, uma entidade que consideram não ter legitimidade para interferir nas decisões da Catalunha. O documento deverá ser votado na próxima semana.

Os dois movimentos consideram que a maioria conseguida nas últimas eleições dá legitimidade à corrente independentista, mas querem negociar também com a União Europeia.

0 comentaris:

Publica un comentari a l'entrada